A prevenção faz a diferença!

Examinou ou seus seios? É o que a vossa médica ou enfermeira na consulta de planeamento familiar vos pergunta todas as vezes que vocês vão lá.
Mas realmente sabem como se examina correctamente os seios?

Eu já tive mais vergonha de falar de seios, quer dizer eu mal os tenho, pequeninos MAS TENHO!
Não importa o tamanho ou a forma que não deveram examinar o vosso peito, têm que fazê-lo regularmente!





Passo 1- Em pé, em frente de um espelho, primeiro com as mãos na cintura observe a forma das mamas, a sua simetria, a cor e a textura da pele. Aperte suavemente os mamilos para ver se há alguma secreção – a presença de corrimento por um só orifício do mamilo é um sinal de alerta!
Passo 2Depois levante os braços e coloque as mãos sobre a cabeça, verificando se aparece alguma assimetria. Examine cada axila com o respetivo braço apenas discretamente levantado, para tornar menos tensos os tecidos e facilitar a palpação.
Passo 3 Deitada, com uma almofada por baixo das costas do lado que vai examinar e o braço por baixo da nuca, palpe a mama com a mão oposta para despistar a presença de nódulos, (caroços), ou de outras alterações.
Fonte: Ana Paula Avillez


O cancro da mama é o mais comum de todos os cancros na mulher e é a primeira causa de morte por cancro entre as mulheres europeias. Assim sendo, todas as mulheres a partir dos 20 anos devem realizar uma vez por mês o autoexame da mama, sendo que esta observação não substitui a visita regular ao médico, que deve ser feita 1 a 2 vezes por ano.

O autoexame da mama é um cuidado simples que pode salvar vidas. Dedique-lhe uns minutos por mês e faça dele parte da rotina do seu dia-a-dia.



Beijinhos


You May Also Like

0 comentários

Cruzeta Feminina agradece o seu comentário!
Obrigada