Esfoliação no Couro Cabelo || Benefícios & Como fazer em casa

Olá!

Pois é... Este é um tema onde deixou muitas meninas curiosas...
Antes demais, este post não foi feito porque sim. Tudo o que vou referir e como fiz foi porque realmente precisava de ter uma solução para o meu problema. E nada melhor do que andar a testar coisas quando temos o problema nessa altura :)

Qual era o problema que eu tinha? Devem estar a perguntar.

Como vocês devem saber tenho uma menina em casa onde mesmo com precauções antes de apanhar seja o que for, às vezes as precauções não são suficientes para apanharem lendias ou piolhos. Infelizmente ela apanhou lendias e tivemos que intervir com produtos de farmácia para acabar o problema de vez. (Nem imaginam o que me custa falar ou simplesmente escrever as palavras lendias e piolhos e a minha tendência é sempre coçar a cabeça. É uma coisa que me deixa arrepiada e não gosto nada).

Após a confirmação e tratamento da menina andava com a mania de coçar bastante a cabeça. Coçava simplesmente porque sim. Porque não queria aquelas coisas nojentas na minha cabeça. A situação passou de vez, até que eu desde há umas semanas não parava de coçar a cabeça. Coçava e coçava até mais não. Aliás eu pedra total a dormir, acordava durante as noites porque coçava com tanta intensidade que começava a sentir um ardor bastante desconfortável e acabava por acordar. Mas primeiro que voltasse a adormecer era um dia de juízo... O coça coça não parava!

Cheguei a pensar que tinha piolhos ou lendias, mas não fiz caso e deixei andar. Porque coçar a cabeça sempre foi uma coisa dita normal de mim, porque tenho má circulação e uma zona onde me dava para coçar era a cabeça, e deixei andar.
Os dias foram passando e o acto de coçar cada vez mais aumentava e durava agora o dia todo nisto. Tive que pedir à minha mãe para me ver a cabeça porque queria ter respostas, porque se fosse lendias ou piolhos só queria os tirar dali. 

Felizmente não tinha lendias nem piolhos, nem sinais que eles um dia tivessem ali presentes na minha cabeça. Arre...que alivio!

Após saber que não tinha lendias ou piolhos...

Mas que raio afinal eu tenho?

Tenho má circulação, caspa e oleosidade no cabelo em excesso. O que sinceramente não é nada normal ter cabelo oleoso.. Sim, durante todo o coça coça reparei que tinha principalmente as raízes super oleosas.

Após saber o que tenho...

Soluções para o meu problema?

Não é que foi preciso fazer muitas pesquisas nem nada do género. Já sabia o que tinha que fazer mas tinha apenas que confirmar os materiais certos para fazer.

Fazer esfoliação ao couro cabeludo foi a ideia que me ocorreu para tentar amainar a comichão intensiva que tinha. E como o meu desespero era tanto tinha que arranjar naquele momento solução para ter uma noite descansada e tinha que fazer algo com o que tinha em casa.


Quais os materiais necessários para fazer a esfoliação em casa?

Os materiais são super fáceis de arranjar e aposto que se neste momento quiseres fazer podes fazer e deves!

Para fazeres basta teres açúcar, mel, vinagre de maça e um shampoo qualquer que tem-se em casa. Não misturem tudo!


Benefícios de fazer esfoliação ao couro cabeludo?

O vinagre tem propriedade anti-fungícas e anti-inflamatórias. 
A esfoliação faz a limpeza profunda do couro cabeludo e ajuda para quem sofre de caspa, seborreia e excesso de oleosidade. Para além disso elimina as células mortas, activa a circulação do couro cabeludo e ajuda a acelerar o crescimento do cabelo.
Purifica e equilibra o pH dos fios sem ressecar o couro.
Evita a caspa e o acumulo de oleosidade.
Deixa a sensação de cabelos completamente limpos, leve e natural e mantém a integridade dos fios.

Como fazer a aplicação?

Coloquem primeiro o vinagre de maça numa tigela e coloquem APENAS no couro cabeludo. Podem fazer a aplicação como eu com os dedos e com auxilio de uma colher de sopa ou com um pincel. Aguardem 10 minutos.
Após a aplicação do vinagre coloquem apenas no couro cabeludo a mistura do açúcar, mel e gota de shampoo.
Massagem com cuidado de forma a não irritar o couro cabeludo. No banho ou então no lavatório tirem após a massagem com cuidado, fazem a limpeza normal do vosso cabelo ao retirar a mistura.

Resultados que eu tive

Não vou vos dizer que tive 100% logo resultados positivos, não. Tive no dia seguinte uma melhoria significativa, não deixei de coçar completamente mas pelo menos não tinha tanta comichão. Uma coisa que também reparei, foi o facto de a raiz do meu cabelo estar super fofinho, suave e com um brilho diferente. A oleosidade que andava a criar desapareceu tudo! Fiz esta experiência 2 vezes numa semana e aí sim tive um resultado significativo. A caspa desapareceu, a comichão passou de 100% a 10% o que fiquei bastante aliviada. 
Vou continuar a fazer a esfoliação não tão seguido, mas talvez de 2 em 2 meses será uma rotina que optarei para o meu cabelo.





Qualquer dúvida façam e aconselho fazerem isso ao vosso couro cabeludo ele merece :)


Beijinhos


You May Also Like

5 comentários

  1. desde pequeninha que ouço a minha avo a falar do vinagre com tratamento capilar, segundo ela higieniza, limpa e deixa o cabelo super brilhante!! Tenho aqui um esfoliante capilar prai há um ano e ainda esta selado mas agora devo usa-lo como estou com queda de cabelo e usar o esfoliante tambem acaba por ser uma desculpa para massajar o couro cabeluro que esta a precisar de mimo e usar as ampolas de keratina da novex que recebemos

    ResponderEliminar
  2. Tenho esse problema: oleosidade... cheguei ao ponto em que tenho que o lavar TODOS OS DIAS... o que faz com que volume nem vê-lo!
    Achei a tua dica top e quero experimentar!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  3. Adorei a dica querida :D :D Acho que tenho de experimentar :D
    Beijinho *

    http://mind-whereismymind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. :o muito útil este post cruzeta . Quando tiver algum destes vários problemas já sei onde vir .
    Obrigada ♡

    ResponderEliminar
  5. Bem eu adorei este post! Vai ser uma grande ajuda para mim! Eu tenho tenho o cabelo super oleoso, lavo o cabelo quase todos os dias e existem alturas que tenho essa comichão horrível! Vou experimentar de certeza! :D Beijinhos

    ResponderEliminar

Cruzeta Feminina agradece o seu comentário!
Obrigada